Sabe aquela expressão popular, "reza que passa"? Não que o CFM (Conselho Federal de Medicina) proponha algo perto de colocar a recuperação de um paciente nas mãos de Deus ou qualquer variante divinajogo do tigrinho para brincar, a depender da crença pessoal. Mas a recente criação da Comissão de Saúde e Espiritualidade sinaliza que, para a entidade que fiscaliza a prática médica no Brasil, ter fé na vida pode ser uma parte vital do tratamento.
jogo do.tigreJogue com segurança — Apostar é da nossa natureza. Apostar demais é que não é! Divirta-se com responsabilidade. Apostar faz parte da diversão! Deposite a partir de R$1 e jogue com responsabilidade. Saques Diários Ilimitados. Depósito a partir de R$ 1. Esportes.Não se trata de atestar intervenções sobrenaturais no estado clínico de alguém. O que importa é medir até que ponto acreditar nelas impacta a nossa saúde. Spoiler: vários estudos indicam um saldo positivo —e falamos aqui daqueles revisados por pares científicos, ou seja, passíveis de serem levados a sério.
fortune tigreA nova comissão vai estudar, segundo o psiquiatra Bruno Paz Mosqueiro, professor da UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e parte do grupo, "qual é o efeito nas pessoas que vão semanalmente, por exemplo, a um encontro [religioso] ou que têm o hábito de fazer suas preces, orações, uma meditação". Tudo isso pode afetar a saúde do indivíduo.
"Assim como a gente estuda qual é o impacto da atividade física uma, duas, três vezes por semana. É mais um dos hábitos da experiência humana que podem e devem ser investigados pela ciência", afirma.

Pacientes entrosados em práticas espirituais costumam relatar níveis mais baixos de estresse e ansiedade, e daí em diante é ladeira acima: se estiverem, digamos, lidando com uma doença, a recuperação tende a ser mais rápida, e a resposta ao tratamento melhora.
jogo do trigrePesquisas também apontam que a presença de capelães e programas de apoio espiritual em hospitais podem reduzir o tempo de internação e deixam pacientes mais bem-dispostos.
Saque mais rápido do Brasil - Site de Apostas ConfiávelOutro ponto a se considerar: níveis mais parrudos de envolvimento religioso são associados a menos quadros depressivos e menos abuso de álcool e drogas. O comportamento suicida também cai.
jogo do.tigreMosqueiro lembra de uma senhora que atendeu no passado, "com uma depressão muito grave". Acabou sendo internada. "Ela falou assim, ‘olha doutor, se não fosse a minha fé, talvez eu já tivesse, de alguma forma, tirado a minha própria vida’."

Ser espiritualizado não necessariamente implica numa filiação religiosajogo do tigrinho para brincar, embora isso possa acontecer.