O Palácio do Planalto tem a expectativa de que o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) conceda, ainda no primeiro semestre deste anoamuleto bet, a licença ambiental que autoriza a exploração de petróleo no polêmico poço do bloco 59 da Bacia Foz do Amazonas, na margem equatorial do país.
Um dos argumentos de uma ala do Executivo para acelerar essa liberação é a proximidade da COP30, conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas que acontece em novembro em Belém. Tudo o que o governo federal não deseja, ao se posicionar como liderança global em transição energética, é ser apontado como uma nação que continua a ampliar a exploração de combustíveis fósseis.
Planeta em Transe Jogo do Fortune Rabbit Online - Jogar Fortune Rabbit Online
Informações obtidas pela Folha dão conta de que o tema foi tratado em detalhes durante reunião realizada em Brasília na última quarta-feira (29). A cúpula do governo saiu do encontro com a convicção de que o projeto será autorizado até meados de junho.
Participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, além da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
fortune tigerA autorização para explorar petróleo na Foz do Amazonas é vista como etapa crucial pela Petrobras para ampliar suas reservas. O plano é defendido pessoalmente pelo presidente Lula. Ficou com Alexandre Silveira a missão de acelerar o processo.
Na semana passada, a diretora de Exploração e Produção da Petrobrasamuleto bet, Sylvia Anjos, disse que a estatal concluirá neste primeiro trimestre o que acredita ser a última exigência para a licença ambiental do poço no chamado bloco 59.