Primeiro eram 24 horas. Depois, 100 ou 180 dias. Bandeira de campanha de Donald Trump, o fim da guerra na Ucrânia é sua pauta internacional central, em especial após o anúncio de cessar-fogo em Gaza. Experts do conflitojogo do tigrinho falso para brincar, porém, alertam que esse prazo ainda não será suficiente.
Ao assumir, Trump abre mais espaço para dúvidas em seu manejo. Elas são de duas ordens: militar-estratégica e política. Ele consegue ajudar a estabilizar o front e trazer a Ucrânia e a Rússia à mesa de negociações? As forças russas avançaram consistentemente no último ano, apesar de duras perdas humanas. Agora, chegaram a Pokrovsk, centro logístico e industrial estratégico no oeste da Ucrânia.
![Residente anda de bicicleta em Pokrovsk, cidade atacada por tropas russas e importante nó logístico na região](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2024/12/20/17347158516765a9cb9ebd6_1734715851_3x2_md.jpg)
"Eles [Rússia] podem usar isso como trampolim para o resto de Donetsk", disse John Helin, analista da guerra do Black Bird Group, à Folha. Conseguindo toda a região de Donetsk, os russos estarão mais próximos do plano de Putin: dominar Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson.
tigre fortuneA situação é outra na região russa de Kursk, que a Ucrânia invadiu em agosto passado e pretende usar como moeda de troca em negociações. A Rússia continua a alocar tropas para expulsar ucranianos, também contando com a ajuda de soldados norte-coreanos. Até agora, não teve sucesso.
Quanto à interlocução para chegar a uma paz "duradoura, justa e ampla", Trump mantém distância de Volodimir Zelenski e arbitra saída com Vladimir Putin. Em comunicado à imprensa na semana passada, ele ressaltou que a guerra não deveria ter acontecido e colocou a culpa no "fiasco de Biden".
Jogos de Cassino Online no Br | Mais Confiável do Brasil Lá Fora![fortune tiger](/images/00203.jpg)
Ao ser questionado se continuaria apoiando os ucranianos em negociações com Putin, respondeu que "não diria se esse fosse o caso". O tom de descrédito também marcou seus outros comentários sobre a Ucrânia: o país oscilou entre objeto de Biden ou Putin.
fortune tigerNa mesma semana, Zelenski concedeu entrevista de quase três horas a um cientista russo-americano do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) de reputação controversa. O presidente reforçou que seu país é o mais interessado em um acordo de paz e, para isso, é preciso assegurar-lhe integridade territorial e garantias de segurança. "Espero muito que Trump possa acabar com a guerra", disse.
Nesse meio tempojogo do tigrinho falso para brincar, as opiniões na sociedade ucraniana estão divididas. Pesquisas de opinião apontam que metade dos ucranianos hoje aceita negociar com a Rússia. Ao menos 71% deles também optam pela reintegração às fronteiras de 1991 em troca de não integrarem a Otan, mas poderem entrar na União Europeia.